quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

08 MOTIVOS PARA VISITAR O CRISTO REI CENTRO DE ARTESANATO DO TAPAJÓS

Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós

Inaugurado em 22 de Junho de 2015, o Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós é o mais novo equipamento turístico do município de Santarém. Idealizado pelo governo municipal para acolher os artesãos da região do Tapajós o prédio, de propriedade da Diocese de Santarém, foi cuidadosamente reformado e abriga 12 lojas estrategicamente organizadas por região produtiva do município, contemplando diversas comunidades tradicionais da região do Tapajós.

De Junho a Dezembro de 2015 o Cristo Rei recebeu um total de 18.290 visitantes, no mesmo período foi comercializado um montante de 19.216 peças de artesanato, o que gerou um total de faturamento da ordem de R$ 304.813,50 (Fonte: SEMDETUR).

O advento do centro de artesanato contribui com a diversificação da oferta turística e com o desenvolvimento econômico do município, por meio da produção artesanal entendida como fonte geradora de ocupação e renda para a população local.

1 – Diversidade de oferta 
O Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós reúne uma coletânea diversificada de artesãos oriundos de diferentes comunidades da região do Tapajós, o que contribui para que a oferta da produção artesanal encontrada no equipamento seja bastante variada. No Cristo Rei é possível adquirir produtos artesanais de comunidades localizadas na Floresta Nacional do Tapajós, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, na Vila de Alter do Chão, nas comunidades de várzea e na sede do município. Cuias pintadas e bordadas, cestarias, cerâmica, bonecas de pano, biojóias, esculturas de madeira, peças de couro ecológico e artefatos indígenas são alguns dos produtos que podem ser adquiridos no local.   

Corredor do Cristo Rei
 2 – Compre direto do artesão
No Cristo Rei o turista tem a oportunidade de interagir diretamente com o artesão e obter informações detalhadas acerca do processo de produção do objeto e da unidade produtiva na qual ele foi fabricado, com a vantagem de não comprar de atravessadores e ter que pagar a mais pelo objeto.

3 – Incentivo a produção artesanal
Ao adquirir uma peça de artesanato no Cristo Rei o turista contribuirá para a valorização e fortalecimento da cultura local, para o incremento de renda de várias famílias através da geração de negócios e para o escoamento da produção artesanal do Tapajós.

4 – Facilidade de Acesso
O Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós está localizado no centro comercial da cidade, situado à travessa Barão do Rio Branco entre as avenidas São Sebastião e Rui Barbosa. A maioria dos ônibus que circula no município, seja na linha urbana ou não, para em pontos localizados próximos ao equipamento.

5 – Alimentos e Bebidas
Além de artesanato, no Cristo Rei é possível saborear pratos típicos paraenses como tacacá, vatapá, maniçoba, farofa de piracuí com banana, tapiocas diversas e sorvetes de frutas regionais como o açaí, cupuaçu e castanha-do-pará, um verdadeiro encontro com a cultura local.

6 - Infraestrutura e serviços de Apoio ao Turista
O prédio que abriga o Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós foi adaptado para satisfazer as exigências e necessidades dos usuários, sejam estes visitantes ou expositores. O imóvel foi equipado com balcão de informações turísticas, banheiros, caixas eletrônicos, internet wi-fi gratuita, praça de alimentação, estacionamento, palco para apresentações culturais e artísticas, além de proporcionar facilidade de acesso para portadores de mobilidade reduzida como rampas, vagas para estacionamento e banheiros adaptados.

Caixas eletrônicos

7 – Originalidade do artesanato
No Cristo Rei é possível encontrar peças decorativas e utilitárias consideradas ícones do artesanato local, tais como Cerâmica Tapajó, Trançados do Arapiuns e as Cuias de Aritapera, estas últimas instituídas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, por meio da Lei Estadual nº. 7.316 e como Patrimônio Cultural Brasileiro, por meio de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de 11 de Junho de 2015. 

Cuias de Aritapera

8 - PLANTAS E FLORES
O segmento de plantas e flores também foi contemplado com um espaço exclusivo no Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós, no qual pequenos produtores locais expõem e comercializam sua produção.  

O Cristo Rei está aberto para visitação de segunda a sábado, das 09:00 h as 20:00 h.



Nenhum comentário: