RECEITA DO CHEF

A GASTRONOMIA PARAENSE EM EVIDÊNCIA


A diversidade e a autenticidade da culinária paraense já conquistaram o paladar dos visitantes e turistas que frequentam o Estado do Pará. Hábitos comuns dos paraenses como tomar tacacá no final da tarde, comer tapioca no café da manhã, tomar açaí, ou ainda, comer o açaí com peixe frito, camarão e farinha de mandioca tornaram-se experiências turísticas obrigatórias para quem frequenta o Estado.

Tucupi, tapioca, jambu, tambaqui, aviú, cupuaçu, açaí, farinha de mandioca, castanha do Pará e pupunha são alguns dos elementos da culinária paraense que caíram no gosto dos brasileiros e ganharam a simpatia de chefs de cozinha renomados como Alex Atala, por exemplo, que utiliza muito os ingredientes citados em suas composições gastronômicas.

Em 2015, durante a realização da ExpoMilão na Itália, onde foi anunciada a criação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia, sediado em Belém (PA), chefs de cozinha de todas as partes do globo renderam-se ao sabor inigualável do tucupi e a dormência do jambu, de forma que não conseguiram descrever a singularidade do que estavam degustando.

Ainda no ano de 2015, mas precisamente no dia 11/12/2015, a capital do Estado recebeu da UNESCO, órgão das Nações Unidas (ONU), o título de Cidade Criativa da Gastronomia, um “troféu” de reconhecimento internacional do valor cultural da gastronomia paraense.

Santarém, município paraense localizado na região oeste do Estado, vive o reflexo da projeção que a gastronomia paraense tem alcançado em âmbito nacional e internacional. A fartura de frutas, peixes, temperos e hortaliças, aliada ao tradicionalismo no preparo dos pratos conferem autenticidade à culinária local. Os sabores santarenos foram para além das barracas das tacacazeiras, feirantes e quituteiras e ganharam espaço de honra no cardápio dos melhores restaurantes da cidade, nos quais profissionais da gastronomia local usam a criatividade para fazer releituras de pratos clássicos do universo culinário santareno dando um toque gourmet aos pratos regionais. Misturar conhecimentos clássicos e contemporâneos parece ser tendência que chegou para ficar, fato que tem contribuído para que os moradores locais, visitantes e turistas valorizem cada vez mais a culinária regional.

Em recente pesquisa de demanda de alta temporada realizada em 2015 pela Secretaria de Estado de Turismo a culinária paraense foi apontada pelos entrevistados como um dos principais pontos positivos do Estado. Não por acaso, a gastronomia e os produtos típicos foram classificados no Plano Encontro (ferramenta de gestão do planejamento estratégico do turismo regional do destino Tapajós: Santarém e Belterra) como atrativo “A”, o que significa dizer que a gastronomia apresenta elevado valor potencial e alto grau de capacidade de captar fluxo de turistas nacionais e internacionais para a região.


Corroborando com a valorização da culinária santarena enquanto atrativo turístico e com o objetivo de contribuir com a divulgação da gastronomia local o blog RENATUR criou a coluna Receita do Chef, na qual os internautas terão a oportunidade de acessar receitas preparadas pelos melhores profissionais da gastronomia local, além de conhecer um pouco mais do perfil profissional dos nossos chefs. 

Nenhum comentário: