terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ALTER DO CHÃO ALÉM DAS PRAIAS

É de conhecimento geral que Alter do Chão é uma pequena vila localizada no coração da Amazônia, no município de Santarém – PA, com uma oferta inigualável de praias protegidas por florestas que combinam areia branca, água doce, morna e com cor tons de azul e verde que as vezes mais parece mar. Sua beleza é tão difícil de descrever que alguns jornalistas até chegaram a comparar com as praias do Caribe na tentativa de facilitar o entendimento comum. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que Alter do Chão abriga uma oferta diversificada de atrativos turísticos naturais como lagos, floresta, serras e trilhas.

Foto: Rosenildes Guimarães


No dia 05 de fevereiro de 2017, uma equipe composta por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, acompanhada por um guia de turismo e grupos de atletas amadores que praticam exercícios ao ar livre, como corredores e ciclistas,  realizaram uma visita técnica a Vila de alter do Chão, mas especificamente à Serra Piraoca, com o objetivo de mapear, com o auxílio de GPS, a trilha que conduz até o cume da serra, e ainda, verificar in loco o atual estado da trilha identificando pontos de alagamento e de erosão nos quais será necessário realizar manutenção corretiva.

Foto: Renata Paulo

A partir desta visita, a SEMTUR em parceria com outras instituições, elaborará um projeto de estruturação da trilha, o qual contemplará a instalação de placas de sinalização turística, placas com informações acerca do ecossistema no qual a trilha está inserida, placas com mensagens educativas relativas a conservação do meio ambiente, distribuição de lixeiras ao longo do percurso, criação de pontos de descanso, instalação de guarita e a proposição de um modelo de gestão e manutenção deste atrativo.

Foto: Karim Abu Bakr

O entendimento da SEMTUR é que a estruturação da trilha contribuirá com a diversificação da oferta turística de Alter do Chão, que vai muito além de sol e praia, possibilitando aos turistas o acesso a trilha com ou sem o auxílio de um guia de turismo, de forma que os mesmos terão mais autonomia para visitar e entender o atrativo. Já no caso de visitas acompanhadas do profissional guia de turismo, o mesmo terá várias ferramentas de apoio que enriquecerão a prestação de seu serviço.

O prazo para conclusão do projeto de estruturação da trilha da Serra Piraoca é até Junho de 2017.



 


Nenhum comentário: