sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

NOVAS INSTALAÇÕES DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SANTARÉM


Perspectiva da fachada atual
Amanhã, 29 de Janeiro de 2016, a INFRAERO entregará ao município de Santarém as novas instalações do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. Cabe esclarecer que, apesar do "internacional" no nome oficial, o terminal só opera vôos domésticos, não realiza operações alfandegárias, mas é considerado uma alternativa para vôos internacionais no caso de uma necessidade.

O terminal aeroportuário passou por obras de reforma e ampliação e teve sua capacidade operacional de atendimento aumentada de 1 milhão de passageiros/ano para 1,8 milhão de passageiros/ano, segundo a INFRAERO. É importante destacar que o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca opera dentro da capacidade e em 2015 registrou 665.717 embarques e desembarques, representando um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior. 
Sala de desembarque
Saguão
As obras deixaram o equipamento mais amplo, confortável e moderno. Uma nova sala de embarque foi construída, as áreas da sala de desembarque e do saguão que antes ocupavam 900 m²  foram ampliadas e atualmente ocupam 1.600 m² de área.  O telhado e o forro do terminal foram substituídos, novos banheiros foram construídos e a fachada foi revitalizada. A climatização, bem como as instalações elétricas e hidrossanitárias foram aprimoradas. O estacionamento passou por reorganização e novas vagas foram criadas e  atualmente possui capacidade para 249 veículos. O total de investimentos somam R$ 9,2 milhões de reais.


Planta baixa antes da ampliação
Planta baixa da estrutura atual
Quando foi fundado em 31 de Março de 1977 o aeroporto tinha como meta interligar a Amazônia aos demais estados brasileiros. Atualmente, após a modernização o equipamento continuará contribuindo com o a integração da região ao restante do país, incentivando de forma direta o desenvolvimento do turismo regional, deixando os usuários, sejam estes turistas ou moradores locais, mais satisfeitos. 

Nenhum comentário: