quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O5 SELFIES EM BELÉM DO PARÁ


Belém do Pará, a obra-prima da Amazônia,  é um dos meus destinos turísticos preferidos. Já perdi as contas de quantas vezes já estive na capital paraense, isso sem contar os anos que morei lá por conta de estudos e trabalho e, ainda assim, sempre quero voltar e usufruir tudo o que a cidade oferece aos visitantes.

Uma gama de atrativos turísticos históricos, culturais e naturais aguardam a sua visita. Aliás, nos últimos anos Belém recebeu diversos equipamentos que incrementaram ainda mais a sua oferta turística, tais como o Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Mangal das Garças, Complexo Feliz Lusitânia, Estação das Docas e mais recentemente, o Portal da Amazônia.

Minha última visita a Belém foi em Novembro de 2015, numa viagem a trabalho. Em um dos dias livres (sábado) resolvi sair pela cidade sem um roteiro definido, meio sem rumo, a fim de descobrir lugares que talvez eu nunca tivesse visitado e o resultado  vou compartilhar aqui no blog. Confiram abaixo:

1 - Praça Milton Trindade (Horto Municipal) - Apesar de ter morado em Belém por 04 anos eu ainda não tinha tido a oportunidade de visitar esse local, que aliás é super agradável. Um oásis verde localizado em um cruzamento super movimentado da capital (Rua Mundurucus esquina com a Passagem do Horto), o lugar remete paz e tranquilidade, não por acaso é utilizado para a prática de ioga e recreação de crianças. Muito arborizado, o ambiente permite interação com a natureza. Árvores frondosas como samaúmas e mangueiras  garantem sombra ao local. No centro da praça está localizada uma lanchonete que possui cardápio diversificado incluindo opções de baixa caloria.


Praça Milton Trindade
2 -  São José Liberto - O espaço reúne várias atrações culturais em um único lugar. O prédio mais antigo foi erguido em 1749 para abrigar o convento de São José. No decorrer da história a utilização do prédio foi mudando de acordo com necessidade. O local já funcionou como olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Após a desativação do presídio o imóvel foi totalmente restaurado e atualmente abriga o Museu das Gemas, o Memorial da Cela, a capela São José, lojas de jóias entre outras atrações. Também é possível adquirir artesanato de várias comunidades tradicionais paraenses. Sem dúvida é digno da sua visita.

Espaço São José Liberto
3 - Estação das Docas - Localizado as margens da Baia do Guajará, o atrativo antigamente funcionava como porto fluvial de Belém. Atualmente consiste em um complexo turístico no qual o visitante encontra excelentes opções de restaurantes, choperias, lanchonetes, lojas de souvenir e, ainda, passeios turísticos em barcos regionais. Esse é daqueles locais que não se pode deixar de visitar numa viagem. Uma vez na Estação das Docas, não deixe de experimentar os sorvetes de frutas reginais da Cairu e de fazer o river tour da Vale Verde no final da tarde, garanto que vale muuuuuiiiiitttttoooo a pena. 

Estação das Docas
4 - Ver-o-Peso - A maior feira livre da América Latina, o mercado Ver-o-Peso, também está localizado ás margens da Baia do Guajará a poucos metros de distância da Estação das Docas. A feira reúne a diversidade gastronômica e cultural do povo paraense. A experiência gastronômica mais tradicional que se pode vivenciar no mercado é degustar o açaí com peixe frito e farinha de mandioca. Costume mais paraense não há.

Mercado Ver-o-Peso
5 - Complexo Feliz Lusitânia - O Complexo Turístico Feliz Lusitânia está localizado na região mais antiga de Belém e abriga o Forte do Presépio, a praça Dom Frei Caetano Brandão, a Casa das 11 Janelas, a Igreja de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra) e a Catedral Metropolitana de Belém. É possível se deslocar a pé do Ver-o-Peso até a área do complexo. No Forte do Presépio é possível observar exemplares das cerâmicas indígenas Tapajó e Marajoara, além de ter uma vista privilegiada da Baia do Guajará. No prédio ao lado, conhecido como Casa das 11 Janelas, é possível contemplar exposições de arte contemporânea e num futuro bem próximo (dois anos) o imóvel abrigará o Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia.
Escultura localizada no Forte do Presépio e Casa das 11 Janelas (ao fundo)



Nenhum comentário: