quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ENTENDENDO O PLANO ENCONTRO



No dia 25 de Junho de 2015, o governo municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR) apresentou publicamente aos atores envolvidos direta e indiretamente na atividade turística dos municípios de Santarém e Belterra a versão final de um documento, que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo regional. Tal documento foi batizado de Plano Encontro. Neste caso, a palavra "Encontro" faz referência aos encontros, corriqueiros ou não, que ocorrem na região como encontro das águas dos Rios Amazonas e Tapajós, encontro dos dois municípios Santarém e Belterra, encontro entre culturas e etc.

O Plano Encontro é o "Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra", foi concebido a partir de um convênio firmado entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e a Prefeitura de Santarém, através da SEMDETUR.  A área de abrangência do plano envolve os municípios de Santarém e Belterra, que juntos, formam a região turística denominada "destino Tapajós". Posteriormente, outros municípios do entorno poderão se integrar a esta proposta de desenvolvimento turístico regional.
Fonte: Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra

As etapas de trabalho foram divididas em 03 fases:


Fase I - Análise da situação atual (diagnóstico)
Nesta fase foi realizada a ordenação, sistematização e análise de documentos já existentes, como planos que já haviam sido elaborados em outras fases do processo de desenvolvimento turístico em Santarém e Belterra.  Também foram realizadas duas pesquisas: a pesquisa de opinião interna e a pesquisa do turista atual.

Fase II - Planejamento Estratégico
A Fase II consistiu na formulação da estratégia de futuro e na definição da Visão, Posicionamento do destino atual e futuro, dos conteúdos para a comunicação turística, dos portfólios de produtos por mercado, dos Objetivos e das Metas.

Fase II - Plano Operacional
Última etapa do planejamento, na qual foram formulados os projetos e ações necessárias para concretizar as diretrizes definidas na Estratégia (Fase II).

A elaboração do Plano Encontro ocorreu de forma participativa e contou com a contribuição de representantes da cadeia produtiva do turismo, Conselho Municipal de Turismo, sociedade civil organizada, secretarias de turismo de Santarém e Belterra e lideranças locais. Todo o processo de elaboração foi conduzido pela SEMDETUR e dirigido pela empresa de consultoria Chias Marketing, que possui larga experiência na elaboração de planos estratégicos de turismo no Brasil e no exterior. 

O Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra é a soma de dois planos operacionais: um Desenvolvimento e o outro de Marketing. Dos dois documentos derivam 06 programas, 19 projetos e 63 ações.

Fonte: Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra

O Plano de Desenvolvimento Turístico tem por objetivo transformar recursos em produtos turísticos. Para tal, é necessário, a priori, atuar sobre o conjunto de atrativos existentes no destino Tapajós (patrimônio natural e cultural), sobre as infraestruturas e serviços públicos relacionados à atividade turística (acessibilidade, comunicações, saneamento e etc), sobre a população residente no local e sobre as instâncias de gestão do turismo regional.

Já o Plano de Marketing atua sobre os produtos já formatados no destino, transformando-os em ofertas estruturadas, as quais serão veiculadas nos mercados-alvo definidos como prioritários por seu interesse potencial de consumo em programas específicos. É nesta fase que o produto turístico desempenha sua função social que é de "ir ao mercado" e trazer mais turistas e, por conseguinte, mais receita para a região e fomentar a geração de novos negócios, empregos, renda e bem estar social à população local.

O horizonte de implementação do Plano Encontro obedece ao prazo de 10 anos. Em 2025, a região do Tapajós, definida no plano como a porção amazônica, na qual a AMAZÔNIA É ESPETACULAR pretende ser reconhecida como um destino turístico consolidado, em função da singularidade dos seus atrativos, excelência das suas ofertas de natureza e pelo conjunto diferenciado, diversificado e qualificado de atividades e serviços integrados ao ambiente e ao modo de vida amazônico, onde o desenvolvimento sustentável do turismo é instrumento para: a conservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural, inclusão das comunidades tradicionais e promoção da qualidade de vida de sua população.

O período de implementação foi dividido em dois momentos, conforme imagem a seguir:

Fonte: Plano Estratégico de Turismo Sanarém/Belterra
Ser a melhor experiência turística da Amazônia, eis ai a busca de um posicionamento ousado, audacioso, porém de possível alcance, desde que o poder público, a iniciativa privada e a comunidade local trabalhem de forma conjunta, convergindo esforços para desenvolver um turismo de excelência na melhor porção da Amazônia Internacional que é o destino Tapajós.     




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