quarta-feira, 4 de novembro de 2015

05 LUGARES SENSACIONAIS PARA CONTEMPLAR O PÔR-DO-SOL EM SANTARÉM


Há quem diga que pôr-do-sol é igual em qualquer lugar do mundo. Eu discordo! Em Santarém, o pôr-do-sol é muito mais bonito... rsrsrsrs... Tudo bem, eu admito, imparcialidade não é o meu forte quando se trata de Santarém. Mas, você há de concordar comigo a medida que for se deliciando com as imagens dos locais incríveis que eu selecionei para que você, na primeira oportunidade que tiver, possa contemplar esse milagre cotidiano na companhia da sua família, dos seus amigos ou do seu amor. Espero que gostem.

1 - Orla da Cidade


Foto: Emi Okada

































A orla fluvial é um dos atrativos turísticos mais visitados de Santarém. Da orla é possível visualizar o encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, a dinâmica dos pescadores, o colorido dos barcos de todos os tipos e tamanhos e, ao final da tarde, o colorido pôr-do-sol, que nunca é igual ao do dia anterior. Em tons de dourado e laranja, o pôr-do-sol hipnotiza os frequentadores do local, que não resistem a tanta beleza e sempre dedicam um tempinho para imortalizar esse espetáculo em fotografias e agradecer ao criador pela oportunidade de testemunhar esse milagre.

2 - PRAÇA DO MIRANTE

Foto: Emi Okada

Antigamente, o local que hoje é conhecido como Praça do Mirante, abrigava a Fortaleza do Tapajós. Estrategicamente construída sobre um ponto elevado da cidade o forte foi concebido para observar, inibir e combater a chegada de invasores, inimigos da coroa portuguesa, à Santarém. 
Infelizmente, não há mais vestígios da Fortaleza do Tapajós no local. Atualmente, o lugar abriga uma charmosa pracinha, quiosques de alimentação e uma torre de observação, da qual é possível contemplar quase toda a extensão da orla. Ao entardecer, por entre as árvores, lá no horizonte surge o astro rei com todo seu esplendor de cor e beleza, pronto para encantar os casais apaixonados e atletas amadores que circulam diariamente pelo local.  Assista o pôr-do-sol de camarote a partir da Praça do Mirante.

3 - LAGO MAICÁ

Foto: Emi Okada

O Lago Maicá impressiona pela beleza e pelo tamanho. É uma extensa área de várzea*, localizada a leste do município de Santarém. Alimentado pelo Rio Amazonas, o Maicá é ideal para observar a vida ribeirinha, o cotidiano caboclo, a fauna diversificada e a flora exuberante. No pôr-do-sol o espelho d´água reflete os raios dourados na copa da das árvores e a imagem que se forma mais parece uma pintura.

*Ecossistema muito comum na Amazônia, no qual a vegetação e o terreno permanecem alagados durante o período de cheia dos rios.

4 - ALTER DO CHÃO

Foto: Emi Okada

Se o pôr-do-sol em Santarém já é lindo, imagina em Alter do Chão. Na praia mais famosa do município o entardecer deixa de ser um evento cotidiano e se transforma numa experiência memorável. Da "Ilha do Amor" você pode contemplar o crespúsculo das areias brancas da praia ou dentro das águas do Tapajós.

5 - PRAIA DO CAT EM ALTER DO CHÃO 
Foto: Emi Okada

CAT é o Centro de Atendimento ao Turista, localizado no bairro do Jacundá em Alter do Chão. O fluxo de turistas no equipamento é intenso quando se aproxima o horário do sol se por. A explosão de cores do entardecer combinada com a beleza da praia e a imensidão do Rio Tapajós transformam a paisagem em um cenário encantador. É comum as pessoas se posicionarem ao longo da praia para aguardar o sol sumir no horizonte.

Nenhum comentário: